-
Arquitetos: Héctor Torres & Andrea Torregrosa
- Área: 425 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Liven Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa UVB é um volume fechado que se abre para o jardim, o pátio e o céu. Sua geometria é resultado da adaptação às condições de seu entorno, orientação solar e vida diária de seus habitantes. A residência encontra-se situada num bairro residencial da periferia de Zaragoza onde a proximidade das casas vizinhas é um obstáculo para desfrutar da completa privacidade que buscavam os clientes. A estratégia do projeto consistiu em trabalhar com fachadas cegas nos perímetros onde se buscava privacidade e abrir a casa ao sul. Contrastando com o exterior, o interior da casa está repleto de conexões visuais entre os diferentes pavimentos, oferecendo vistas contínuas do jardim, o pátio que atravessa a residência e o azul do céu.
A distribuição da casa UVB é desenvolvida ao redor do pátio que atravessa o volume e proporciona luz em todas as áreas comuns. O pátio também atua como conexão contínua e permite que em seu cotidiano os habitantes gozem de uma combinação espacial graças à sua concatenação, o pé-direito duplo da sala e as varandas do pavimento superior.
A residência proporciona uma alegre sequência de vistas cruzadas, transparência e reflexos, suavizando os limites entre as áreas exteriores e interiores. Tijolos brancos, madeira, alumínio e vidro foram os materiais escolhidos para construir este marco neutro que irá se preenchendo de cor no dia-a-dia.
O pátio oferece alta qualidade de iluminação e condições de vida para o porão, além de ser um espaço agradável para a tradição da família de organizar grandes festas durante o inverno.